DEFIS

CREFITO-9 fiscaliza exercício profissional dos Fisioterapeutas em hospitais de Tangará da Serra

Os agentes do  Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9) estiveram no município de Tangará da Serra entre os dias 02 e 05 de abril para vistoriar o exercício profissional dos Fisioterapeutas nos hospitais da cidade.

 

 

FISCALIZA TGA 2

 

 

Quatro unidades hospitalares foram fiscalizadas e todas apresentaram irregularidades, entre elas a presença de coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sem título de especialista em Terapia Intensiva, como é determinado pela RDC Anvisa 137/2017.

 

“Nestas unidades firmamos um Termo de Ajuste de Conduta com o responsável para que a situação seja regularizada em um prazo de 12 meses”, conta o agente de fiscalização Jeovanny Brasileiro de Almeida.

 

crefito-9

FISCALIZA TGA 1

 

Outra irregularidade constatada pelos agentes foi o funcionamento de UTI`s  sem a carga horária mínima de profissionais Fisioterapeutas estabelecida pela legislação. Eles também encontraram hospitais sem a quantidade mínima de Fisioterapeutas nos ambulatórios.

 

“Em UTI`s a legislação estabelece um Fisioterapeuta a cada dez leitos, encontramos unidades com 14 e 20 leitos com apenas um profissional”, informa Anaíra Righi Peixoto, agente de fiscalização do CREFITO-9.

 

Todos os hospitais foram autuados. Inclusive o municipal. Os agentes de fiscalização e o Conselheiro do CREFITO-9 DR. Delson Valério Neves Júnior foram até o secretario de Saúde explicar as irregularidades e protocolar o auto de infração.

 

 

FISCALIZA TGA 3

 

O CREFITO-9 também vistoriou o Centro de Reabilitação do município, onde foi constatada demanda reprimida com apenas três fisioterapeutas para atender aos mais de 102 mil habitantes. A administração municipal tem 30 dias para solucionar o problema, caso contrário a situação será encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE).

 

Apesar do foco da fiscalização ser hospitais, os agentes ainda autuaram casos de pessoas atuando com Licença Temporária vencida e de publicidade irregular.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – CREFITO-9

 

 

CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 26 a 27
    Congresso Pantaneiro do Quadril - Cuiabá-MT - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO