CREFITO-9 EM AÇÃO

CREFITO-9 solicita que Centro de Reabilitação de Sinop oferte atendimentos em reabilitação e diagnóstico à população

Pelo menos 180 crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) aguardam atendimento pelo sistema público de saúde de Sinop. A informação foi repassada aos vereadores do município e à sociedade pela presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9), Dra. Ingridh Farina da Silva, durante Sessão Ordinária realizada na semana passada. Ela reforçou que é papel do CREFITO-9 defender interesses públicos com o foco da atenção no usuário.

 

 

Apesar de contar com um Centro Especializado em Reabilitação (CER) tipo II e receber recursos do Ministério da Saúde para ter uma equipe mínima composta por dois Terapeutas Ocupacionais atendo durante 12 horas (6h cada), a unidade municipal tem apenas um profissional trabalhando por seis horas diárias. O tratamento de crianças com Microcefalia também deixa a desejar.

 

 

“O Terapeuta Ocupacional está habilitado a atender os pacientes com espectro Autista e a trabalhar os estímulos que as crianças com microcefalia necessitam , mas um único profissonal jamais dará conta dessa demanda reprimida existente em Sinop”, comentou Dra. Ingridh.

 

 

A dispensação de órteses e próteses é outro serviço que deveria estar sendo oferecido pelo CER II de Sinop. “Entretanto os pacientes precisam se deslocar mais de 500 km até Cuiabá para fazerem outra avaliação e entrarem na fila espera do Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa, o Cridac. Sendo que a portaria preconiza que a execução desse serviço é atribuição do CER II, ou seja o acesso podia ser facilitado”, acrescentou a presidente.

 

 

O CREFITO-9 já protocolou documentos e conversou com o secretario de Saúde sobre essa questão e, por meio do vereador Adenilson da Rocha, fez um requerimento solicitando a presença da gestão municipal  na Câmara para prestar esclarecimentos sobre o tema.

 

 

“Não estamos pedindo muito, queremos apenas adequar o atendimento e a equipe com o que o município já recebe de incentivo e é o suficiente para que a unidade funcione”, finalizou a presidente.

 

Fonte: Ascom CREFITO-9


Voltar
CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 22 a 22
    CREFITO-9 QUALIFICA Empreendedorismo e Gestão - SINOP - MT - Informações
  • 26 a 26
    I Jornada sobre Autismo - EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Cuiabá-MT - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO