Disponível Consulta Pública sobre proposta de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Incontinência Urinária

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) disponibiliza, até o dia 9 de setembro, a Consulta Pública sobre a proposta de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Incontinência Urinária (IU) não neurogênica. No capítulo referente ao tratamento, é pontuada a atuação do fisioterapeuta, destacando-se o tratamento conservador por meio de orientação, exercícios pélvicos e biofeedback como a primeira escolha nos primeiros 12 meses por antecipar a recuperação espontânea da continência.

O documento pautado na 80ª Reunião da CONITEC teve a recomendação inicial favorável do plenário. Agora o tema está disponível para receber as contribuições da sociedade.

Incontinência Urinária

Incontinência Urinária é a perda involuntária da urina, condição que afeta, de forma significativa, a qualidade de vida dos pacientes. Embora aconteça em ambos os sexos, é mais comum em mulheres. Pode estar associada à incapacidade de controlar o ato de urinar, a esforços físicos e até mesmo a atividades esportivas, espirros ou tosse.

PCDT

O Protocolo em análise trata especificamente da IU não neurogênica por esforços e por urgência em adultos. No documento não estão contemplados pacientes menores de 18 anos ou que tenham sido diagnosticados com IU de causa neurogênica.

O material traz como ponto de partida a busca por tratamentos que dispensem a realização de cirurgias, colocando como principal ponto de ação o tratamento fisioterapêutico, por meio do treinamento do assoalho pélvico e o biofeedback. “Os procedimentos de Fisioterapia compreendem o treinamento dos músculos do assoalho pélvico, associado ou não ao biofeedback e à eletroestimulação do nervo tibial posterior. Esses procedimentos estão todos compreendidos no registro do SIGTAP 03.02.01.002-5 – ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM PACIENTES C/ DISFUNÇÕES UROGINECOLÓGICAS, e devem ser prescritos e realizados por profissionais da Saúde habilitados na prescrição e realização do exame.”

Leia aqui a proposta de PCDT.

Participe!

As contribuições enviadas durante esta consulta pública podem confirmar ou modificar o texto deste PCDT. Para participar acesse os formulários eletrônicos disponíveis no nosso portal, no link Consultas Públicas.


Voltar
CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 18 a 21
    16º Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional - Recife-PE - Informações
  • 19 a 21
    10º Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia - COGER2019 - Brasília/DF - Informações
  • 20 a 21
    III MEETING NACIONAL DE GESTORES DA FISIOTERAPIA - Recife/PE - Informações
  • 25 a 27
    VI Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e do XXIX Fórum de Ensino em Fisioterapia - Porto Alegre - RS - Informações
  • 25 a 27
    VI Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e XXIX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia - Porto Alegre - RS - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO