Nota de esclarecimento do Crefito-9 sobre Ato Médico

É importante destacar que a diretoria do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-9) esteve em todas as discussões relacionadas ao projeto de lei do Senado 268/2002, que regulamenta a atividade médica no país. Nesses quase 12 anos no Congresso Nacional, comparecemos em audiências públicas sobre o tema, reunimos com nove senadores responsáveis pela jurisdição de Mato Grosso, Acre e Rondônia e acompanhamos discussões da comissão do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) que trata do Ato Médico.

Os trâmites da Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania (CCJ) foram seguidos pelos membros deste Conselho, inclusive com participações em mobilizações públicas. O resultado do empenho do sistema Coffito/Crefitos trouxe mudanças significativas no texto da proposta, garantindo autonomia profissional do fisioterapeuta, do terapeuta ocupacional e de outras 13 profissões.

Hoje, atividades como exames citopatológicos, laudos (inclusive pericial), coleta de material biológico para análises clínico-laboratoriais e procedimentos por meio de orifícios naturais em estruturas anatômicas (espirometria, aspiração traqueal) visando à recuperação físico-funcional e não comprometendo a estrutura celular e tecidual (acupuntura) não serão atividades exclusivas dos médicos.

Ainda não estamos plenamente satisfeitos com o documento atual, que foi aprovado pelo Plenário do Senado em 18 de junho deste ano, mas as consequências seriam piores sem militância organizada das categorias (associações, sindicatos e conselhos). O PLS 268/2002 encaminhado para veto presidencial mostra o quanto trabalhos em conjunto fortalecem e aumentam a identificação social e científica da profissão. Por isso, o Crefito-9 tem compromisso de assegurar que nossos direitos sejam respeitados pelos poderes legislativos, executivos, e reconhecidos pela sociedade.

Manifeste à presidenta da República, Dilma Vana Rousseff, a discordância em relação ao PLS 268/2002 por meio do endereço abaixo e solicite o veto presidencial:

https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php

 

Atenciosamente,

 

Elias Nasrala Neto

Presidente Crefito-9


Voltar
1 Comentário(s).
FERNANDO SÉRGIO SILVA BARBOSA, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
enviada por: FERNANDO SÉRGIO SILVA BARBOSA    Data: 24/06/2013 21:09:06
CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 20 a 20
    I Encontro Mato-grossense de Fisioterapeutas em Saúde da Mulher - Cuiabá-MT - Informações
  • 29 a 29
    Julho Verde - Hospital do Câncer - Cuiabá-MT - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO