INTERCÂMBIO ESPANHA – MATO GROSSO

Técnicas da Fisioterapia Oncológica utilizadas na Espanha e em Mato Grosso são apresentadas em Cuiabá

 

MESA REDONDA

 

Trocas de conhecimentos, experiências e muita inspiração marcaram a Mesa Redonda sobre Fisioterapia Oncológica promovida pela Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (CREFITO-9).  Realizado na noite de quinta-feira (30/05), na sede do Conselho, o evento trouxe para Cuiabá a Presidenta da Sociedad Española de Masaje Oncologico Sanitario (SEMOS) Dra. Marta Gómez Nicolás.

 

Cerca de 50 Fisioterapeutas e acadêmicos de Fisioterapia assistiram atentos às apresentações das Fisioterapeutas que trabalham com Oncologia em Cuiabá Dra(s). Caroline Cunha e Laura Alves e da Dra. Marta Gómez Nicolás, ao final interagiram no debate que contou com a participação da presidente do CREFITO-9, Dra. Ingridh Farina da Silva.

 

MESA REDONDA

 

A presidente lembrou que “Este ano celebramos 10 anos do reconhecimento dessa especialidade tão importante da Fisioterapia, que lida diariamente com o limite da vida e ajuda os pacientes a superarem as sequelas do Câncer devolvendo um pouco da qualidade de vida”.

 

Antes de apresentar as novas técnicas e as atualizações disponíveis para a Fisioterapia Oncológica na Espanha, Dra. Marta falou sobre a incidência de câncer no país europeu. Segundo ela, dois em cada três homens e uma em cada três mulheres tem a doença na Espanha.  Os tumores mais frequentes nas mulheres espanholas são na mama e no útero e nos homens na próstata e no pulmão.

 

A Fisioterapeuta destacou que além das técnicas já utilizadas no Brasil, no país europeu utiliza-se a Tecarterapia, que consiste no uso de correntes elétricas com fins preventivos ou curativos em zonas específicas do corpo, sem aumentar a temperatura do corpo do paciente a técnica estimula a regeneração celular, ativando o metabolismo e recuperando o corpo. O Dra. Marta apresentou os resultados da técnica tanto no pré como no pós cirúrgico.

 

MESA REDONDA

 

 

A Neuromodulação, regulação do sistema nervoso do paciente, é outra técnica já utilizada pelos Fisioterapeutas Oncológicos na Espanha. “O objetivo é controlar a dor sem fazer o uso abusivo de medicação”, explicou a Fisioterapeuta.

 

Dra. Caroline Cunha, profissional que atua há mais de 15 no Hospital de Câncer de Mato Grosso apresentou as inovações utilizadas nos tratamentos com pacientes dentro da unidade. Entre elas estão a Game Terapia, a  ventilação não invasiva (VNI)  e a mobilização precoce. 

MESA REDONDA

 

A Fisioterapia aplicada no Tratamento do Câncer de Mama e Cabeça e Pescoço foi apresentada pela Dra. Laura Alves. Dentre as técnicas que a profissional expôs está a massagem oncológica.

 

MESA REDONDA

 

Após as apresentações, as profissionais responderam as perguntas do público e contaram alguns casos que marcaram as suas carreiras na Oncologia.

A acadêmica Kássia Kiss que participou do encontro, disse que “eventos como esses motivam os estudantes e os fazem ver a realidade da saúde hoje e a importância da profissão que estão escolhendo. Faz com que tenham vontade de a fazer a diferença, a não ser só mais um”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CREFFITO-9

Fotos: Daniel López Iglesias

 


Voltar
CALENDÁRIO 2019
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 22 a 22
    CREFITO-9 QUALIFICA Empreendedorismo e Gestão - SINOP - MT - Informações
  • 26 a 26
    I Jornada sobre Autismo - EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Cuiabá-MT - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO