Conselho vive segundo grande momento de sua história com desmembramento do Crefito-9 e criação do Crefito-18

Mudança Histórica

Conselho vive segundo grande momento de sua história com desmembramento do Crefito-9 e criação do Crefito-18

 

 

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-9) vive segundo grande momento de sua história com o processo de desmembramento do Crefito-9 que era formado pelos Estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia das futuras instalações do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 18ª Região (Crefito-18), com sede e foro na cidade de Porto Velho, e circunscrição administrativa sobre os Estados de Rondônia e Acre.

 

 

 

 A decisão consta na Resolução nº 490, de 18 de dezembro de 2017, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). E só ocorreu após profundos estudos de viabilidade econômico-financeira e técnico-operacional dos Crefitos desmembrados. Historicamente, um passo dado também pela Associação dos Fisioterapeutas de Rondônia (Afisio) – que igualmente entendia que já era chegado o momento da separação – e também vinha lutando por isso junto ao Coffito. 

 

 

 

A primeira separação do Crefito-9 ocorreu no dia 1º de abril de 2011, quando a circunscrição tinha em sua composição o Estado de Mato Grosso do Sul, que ao se desmembrar se tornou Crefito-13.

 

 

 

De acordo com o presidente do Crefito-9 Drº Elias Nasrala Neto, o desmembramento foi uma promessa de campanha, ou seja, desde o começo da gestão a ideia era essa, oque sempre se aguardou foi o momento da viabilidade econômica para se desmembrar. “Porque a descentralização é uma estratégia de gestão, à medida que se descentraliza se aumenta a eficiência de gestão, por logística, por infraestrutura, por recursos financeiros, por aproximação da realidade local. A descentralização é uma necessidade à medida que a região é capaz de se autossustentar e isso só está acontecendo agora”, explica ao destacar que o ganho será para ambas as regiões porque vai otimizar a gestão dos Conselhos, de acordo com as necessidades de cada localidade.

 

Na avaliação de Drº Elias, de agora em diante, vai se tornar muito mais fácil para o Crefito-9 tocar a gestão. “Serão menos municípios para se fiscalizar, então será melhor para se ouvir as necessidades dos profissionais, atender as demandas, conseguir uma área de abrangência mais efetiva, melhorar o processo de fiscalização, o atendimento do registro e acompanhar de perto os processos administrativos em geral”, afirma ao lembrar que da mesma maneira, o Crefito-18 terá a oportunidade de crescer, pois em suma, o desmembramento é uma conquista para as categorias.

 

 

 

GESTÃO MARCADA POR DOIS DESMEMBRAMENTOS – Com 23 anos de existência, o Crefito-9 lida com dois desmembramentos nos últimos oito anos. Dº Elias lembra que no começo da gestão, a sensação era meio que de impotência, no sentido de cuidar de uma extensão geográfica tão grande. “Quando se separou de Mato Grosso do Sul, o Crefito-9 sofreu um baque financeiro, porque perdemos praticamente metade dos nossos profissionais, bem no início de uma gestão. Em seguida a gente se equilibrou, reduziu custos, despesas, ajeitou a Casa e ao fim do mandato a gente está com a Casa arrumada do mesmo jeito. Sob o ponto de vista financeiro não vai ser traumática essa separação, pois estudos comprovam que entregar a gestão com um caixa bom, financeiramente estruturado e garantimos que próxima gestão estará tranquila para continuar. A sensação é de dever cumprido. Um comum acordo em favor das classes,” declarou o presidente.

Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 17 a 17
    Pós-graduação Uroginelogia Funcional - Cuiabá - MT - Informações
  • 30 a 01
    4º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional - São Paulo - SP - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2012 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO