Fechar
dignidade e saúde

Coffito cita Mato Grosso como destaque entre estados que conquistaram direito à Fisioterapia 24 horas nas UTIs

Crefitos têm papel crucial na aprovação de novas leis nos estados

COFFITO

Coffito lei 24h

Desde 2010, quando a Anvisa, por meio da RDC-7, impôs a obrigatoriedade da presença de fisioterapeutas em turnos de 18 horas dentro das Unidades de Terapia Intensiva – UTIs, o Sistema COFFITO/CREFITOs reitera a necessidade do atendimento ininterrupto nas UTIs de todo território brasileiro. Nacionalmente, o pleito foi atendido pela Câmara dos Deputados, que, neste ano, aprovou o Projeto de Lei 1985/19. No entanto, para que vire uma realidade e um direito para todos os brasileiros, resta ainda tramitação no Senado e sanção presidencial.

 

Os estados do Piauí, do Rio de Janeiro, Mato Grosso e Rondônia já garantiram esse direito regionalmente, fazendo com que o serviço de Fisioterapia seja oferecido por 24 horas nas unidades de tratamento intensivo.

 

O COFFITO parabeniza a ação dos regionais em prol dessa demanda, tanto daqueles que já obtiveram a conquista de uma lei, como é o caso do CREFITO-14, CREFITO-2, CREFITO-9 e CREFITO-18, quanto dos demais regionais que já iniciaram a discussão do pleito junto aos deputados de seus estados. Para o Conselho Federal, a atuação dos presidentes e dos colegiados, sem dúvidas, sensibilizará e poderá influenciar a decisão dos legisladores federais.

 

“Ter fisioterapeutas 24 horas nas UTIs significa dignidade, cuidado e respeito com a saúde das pessoas. Somente quem tem conhecimento de uma realidade de terapia intensiva sabe que cada minuto é crucial, e nós estamos lutando, neste momento, no Senado Federal, para garantir essa conquista e esse direito a toda a população brasileira”, reforçou o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda.


Voltar
CALENDÁRIO 2020
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO