Fechar
PL 718/2019

Assembleia Legislativa promulga lei de assistência fisioterapêutica 24h nas UTIs de Mato Grosso

Mylena Petrucelli
Comunicação Crefito-9

 ALMT

Sessão plenária ALMT 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso promulgou nesta quarta-feira (30 de setembro) o Projeto de Lei nº 718/2019, que garante a presença de fisioterapeutas durante 24h nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Mato Grosso, pública e privadas.

 

O veto do Governo do Estado ao PL foi apreciado pelos deputados estaduais na sessão ordinária desta manhã e obteve 17 votos favoráveis à derrubada do veto e três pela manutenção.

 

Os deputados Silvio Fávero (PSL), Wilson Santos (PSDB), Lúdio Cabral (PT), Carlos Avallone (PSDB), Valdir Barranco (PT), Dr. João (MDB), Ulysses Moraes (PSL), Elizeu Nascimento (DC) e o presidente da Casa, Eduardo Botelho (DEM) manifestaram publicamente apoio à lei.

 

Autor do projeto de lei, o deputado Paulo Araújo (Progressistas) usou a palavra na tribuna para relembrar que o assunto foi amplamente discutido, aprovado por unanimidade na votação inicial e pacificado pela Comissão de Saúde da Assembleia.

 

“Queremos ajudar o governo e a população a ter um serviço de melhor qualidade. O projeto reduz custos para o poder público, otimiza os custos dentro do leito de UTI, diminui o tempo de permanência desse paciente no leito de UTI garante aos pacientes uma sobrevida maior”, ressaltou.

 

O deputado ainda questionou o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, que teve Covid-19: “Você escolheria uma UTI que tem 24 horas de fisioterapia ou outra que não tem o serviço?”.

 

O deputado Carlos Avallone (PSDB) destacou o posicionamento da Comissão de Saúde pela derrubada do veto, diante da importância do projeto. Ele afirmou que os fisioterapeutas têm salvado vidas, trabalho do fisioterapeuta fundamental. “Votar pela derrubada desse veto é votar pela saúde”, frisou.


Voltar
CALENDÁRIO 2020
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 28 a 31
    13º Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional - Maceió - AL - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO