Crefito9 toma posse como membro titular no Conselho Estadual de Saúde CES/MT para o biênio 2020-2022

06.05.20

Crefito 9

A posse dos novos conselheiros titulares e suplentes do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso ocorreu na tarde de quarta-feira (06), no auditório Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, em um evento restrito aos conselheiros, respeitando as recomendações sanitárias e de aglomeração.

SES-MT

Posse Conselho

 

Uma das formas de fazer gestão participativa no Sistema Único de Saúde (SUS) se pauta na democracia participativa e na ampliação de espaços de diálogo e de construção conjunta em saúde. Para efetivar a participação social há de se contar com o olhar de usuários, de trabalhadores e de gestores do SUS.

Neste contexto, são criados os comitês de promoção de políticas de equidade, os grupos de trabalho e os conselhos gestores, e também é ampliado o papel da ouvidoria do SUS, nas três esferas de governo. Assim, buscando ampliar o olhar da saúde sobre a qualidade de vida das pessoas, o Crefito9 se tornou membro titular, no segmento dos trabalhadores da saúde do CES/MT.

De acordo com a presidente do Conselho, Dra. Ingridh Farina da Silva, este é um importante espaço de representação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no cenário das políticas públicas de Mato Grosso, além de importantes debates, também oportunidade de participar de forma mais efetiva das decisões que são deliberadas neste espaço.

O Crefito9 ocupa como titular uma das 10 vagas para o segmento dos trabalhadores da saúde. Neste segmento, duas vagas são destinadas ao SISMA - Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso -, as demais vagas são disputadas entre os demais órgãos e conselhos profissionais de saúde. Neste biênio 2020-2022 são titulares o Crefito Coren, CRF e CRESS.

 “Quanto maior a nossa participação, maior será a inserção das nossas profissões nas políticas públicas mais qualidade de vida aos usuários de Mato Grosso e mais oportunidade de defesa dos profissionais”, afirmou a presidente.

O Crefito9 tem estimulado e buscado a inserção e participação dos profissionais também nos Conselhos Municipais de saúde (CMS). No CMS de Cuiabá o Crefito9 já tem acento e também tomará posse no CMS de Sinop.

 

 

Pautas Deliberadas

Apresentação das iniciativas de enfrentamento à pandemia pelo coronavírus / covid 19 - Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Discussão e deliberação acerca do decreto nº 450 de 13/04/2020, que regulamenta os serviços de atendimento pré-hospitalar (APH) e de resgate e determina a pactuação interna para a realização das atividades vinculadas ao Samu pelo Corpo de Bombeiros Militar - Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso (Sisma/MT).

Assunto acatado por unanimidade pelo plenário do CES, resolução que suspenda o referido decreto e que se cumpra a Lei nº 8.188, de 28 de outubro de 2004, publicado no D.O. 28.10.04, cria o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu, do Sistema Único de Saúde - SUS, no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

Discussão e deliberação referente ao pagamento de insalubridade em grau máximo para servidores lotados nas áreas finalísticas da SES-MT. Também acatado por unanimidade pelo plenário do conselho.

As próximas reuniões e pautas serão divulgadas no site do Crefito9, participe conosco, envie sugestões de pautas.


Voltar
CALENDÁRIO 2020
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >
  • 27 a 31
    8º Congresso Internacional de Fisioterapia Pélvica - Curitiba - PR - Informações

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO