DEFIS

Fiscalização na região norte do estado exige biossegurança e cobra treinamento aos profissionais

As fiscalizações da região norte estão sendo realizadas pelo DEFIS da Subsede Sinop que desde sua inauguração tem intensificado as fiscalizações para garantir segurança e qualidade nos serviços fora da capital.

Ediana Thanara
Comunicação CREFITO-9

Falta de Responsáveis Técnicos, equipamentos sucateados, ventiladores mecânicos estragados, antigos ou descalibrados, falta de treinamento específico das equipes de atendimento, falta de local adequado para paramentação e desparamentação e negligência em biossegurança, foram algumas das irregularidades encontradas durante a segunda fase da fiscalização do DEFIS (Departamento de Fiscalização) do Crefito-9 (Subsede Sinop) nas unidades de saúde da região norte do estado.

Com a abertura e ampliação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de Covid-19 na região, ocorreu a grande preocupação com relação à contratação de equipes sem experiência ou treinamento adequado e condições dignas de trabalho. É de suma importância que o profissional do serviço perceba a notoriedade da fiscalização para a sua proteção e segurança, que mesmo após o período da pandemia, devem ser mantidos.

 

Em Sorriso (398km de Cuiabá) algumas unidades de saúde como as UPAs não havia a presença do profissional de Fisioterapia, em outras, o hospital  descumpria a cobertura mínima  de 18h de permanência do fisioterapeuta na UTI. Em Colíder (634km de Cuiabá) havia hospital em reforma realizando atendimento sem comprovar treinamento para as equipes, dentre eles de  paramentação e desparamentação e manejo de pacientes com Covid, que no momento são os mais significativos. Nesta mesma cidade foi identificada em uma unidade de saúde, pacientes confirmados com covid-19, dividindo espaço com pacientes suspeitos e locais de paramentação inadequado. Todas as irregularidades são notificadas em forma de autos de infração com prazo para a regularização e no caso de descumprimento o Crefito9 então leva a notificação para representação nas autoridades competentes como MPF.

 

Na cidade de Alta Floresta (793km de Cuiabá) havia hospital com equipamentos sucateados, e nas demais  unidades de saúde fiscalizadas, os profissionais estavam devidamente paramentados, mas não há Coordenador de UTI Especialista titulado conforme determina a Resolução nº 139/1992 (COFFITO) e RDC nº 63/2011 artigo 14º (ANVISA), realidade da maioria das UTIs estaduais. Os estabelecimentos que apontavam falta de rotinas de saúde e de biossegurança, lixeiras sem tampa e banheiros quebrados, também foram autuados.

 

A presidente do Crefito9, Ingridh Farina, esclareceu que após a avaliação da primeira fase da fiscalização foram reavaliados os roteiros de vistoria e estendida as exigências com relação à capacitação das equipes e condições de segurança aos profissionais, assim como o respeito aos parâmetros assistenciais não só para garantir um atendimento de qualidade, como para evitar a sobrecarga dos que estão na frente da batalha.  “Estamos em um momento delicado, e todo esse processo de biossegurança e fiscalização faz parte de um cuidado com a vida destes profissionais que não têm descansado nestes últimos meses. Nosso objetivo é garantir que a segurança dos nossos estejam de acordo com as recomendações e exigências do sistema de saúde. Contamos com a colaboração da sociedade e estamos à disposição para receber qualquer tipo de denúncia que esteja colocando em risco a vida dos nossos profissionais”, esclarece a presidente.

 

As denúncias podem ser realizadas através do WhatsApp: (65)98137-1351

 


 


Voltar
CALENDÁRIO 2020
Portal Transparência
Boletim Informativo Cartilha de Controle Social Estágio Não Obrigatório De carona com o fiscal

AGENDA DE EVENTOS

MAIS EVENTOS >

O Crefito-9 é mero divulgador do conteúdo publicado aqui: não nos restando responsabilidade, compromisso ou parceria com as publicações.

ENQUETE

Como garantir valorização e dignidade profissional?

Mudanças da legislação

União da categoria

Evitar privatização do SUS

CAMPANHAS E SERVIÇOS DO COFFITO

Transparência Fale Conosco Ouvidoria
Copyright © 2019 CREFITO-9 - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 9ª REGIÃO